sábado, 23 de abril de 2011

Dicas de leitura

Boa tarde, para quem gosta de uma leitura daquelas que te prende no livro, recomendo a série "A Guerra dos Tronos" que no original seria "The Game of Thrones".



Sinopse: Em 'A Guerra dos Tronos', o primeiro livro da série 'As Crônicas de Gelo e Fogo', George R. R. Martin traz uma história de lordes e damas, soldados e mercenários, assassinos e bastardos, que se juntam em um tempo de presságios malignos. Cada um esforçando-se para ganhar este conflito mortal - a guerra dos tronos. Mistérios, intrigas, romances e aventuras ilustram as páginas deste livro.

Bom, na minha opnião, a série é bem mais do que uma "ficção fantasiosa", como normalmente está enquadrado nas livrarias, o autor trata da relação de poder entre pessoas, ambição, psicologia, política, religião, educação, estratégias militares, diplomacia, etc

Não se assuste com a quantidade de páginas dos livros desta série, pois é um leitura fácil e gostosa.

Maiores informações: http://www.sobrelivros.com.br/info-as-cronicas-de-gelo-e-fogo-george-r-r-martin/

Menos e "menas"

Menos é um advérbio, portanto, é invariável, uma palavra que não sofre flexão de gênero.
Por isso, é sempre “menos”, nunca “menas”: “menos gente”, “menos chances”, “menos fome”, “menos pessoas”, “menos reclamações”.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

o uso do verbo HAVER

Uma das situações em que podemos usar o verbo HAVER é em substituição ao verbo existir, uma vez que os sentidos de ambos se equivalem. Veja a comparação:

1) Existem muitos brasileiros cuja sobrevivência depende de programas governamentais.
2) Há muitos brasileiros cuja sobrevivência depende de programas governamentais.

Observe que o verbo existir está no plural, concordando com o sujeito “muitos brasileiros”, enquanto o verbo haver se mantém no singular. O mesmo ocorre nos exemplos a seguir:

3) Existirão muitos problemas na região atingida pela guerra.
4) Haverá muitos problemas na região atingida pela guerra.

Mais uma vez, o verbo existir está no plural, concordando com o sujeito “muitos problemas”, diferente do verbo haver, que permanece no singular. Essa mesma diferença você ainda poderá observar nos exemplos seguintes:

5) Devem existir meios de transporte mais confortáveis em países mais desenvolvidos.
6) Deve haver meios de transporte mais confortáveis em países mais desenvolvidos.

Em resumo, o verbo haver no sentido de existir NÃO VARIA.